Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesta terça-feira, 18 de maio, houve uma mobilização de vários Estados e Municípios para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

O mês de maio foi escolhido para simbolizar o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, compreendidos como excessos em todos os seus aspectos, seja violência física, moral, psicológica e/ou institucional.

Diante do grande índice de criminalidade e exploração sexual direcionados a crianças e adolescentes o objetivo da campanha Maio Laranja, é sensibilizar toda a sociedade de seu dever, da sua obrigação de denunciar qualquer ato criminoso.

Um dos canais de denúncia é o Disque 100 – um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – e o 190 da Polícia Militar, números de telefone que a pessoa pode utilizar sem precisar se identificar para fazer a denúncia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s