Você está ancorado no trabalho certo?

Por Juliana Fonseca

Para muitos brasileiros o trabalho não traz consigo uma opção de escolha e, por alguns anos, eu mesma fiz parte desse grupo, que é composto daqueles que precisam trabalhar! Para eles o trabalho ser divertido ou ter um propósito é simplesmente um despropósito! Uma utopia.

Hoje, com orgulho, posso dizer que estou ancorada no trabalho certo, na carreira que escolhi e estou construindo. Para fazer o mesmo você precisará de vontade e uma forte crença de que o trabalho pode ser mais… Pode ser mais que uma escravidão, mais que um chefe chato, mais que pagar contas ou bater ponto. Pode ser mais que desejar ardentemente largar a caneta äs seis da tarde.

Tal construção requer conhecimentos, pessoas te apoiando e olhar para dentro de si com todas as ferramentas possíveis. E hoje vou compartilhar uma maravilhosa com você! As Âncoras de Carreira. Para seu criador, Edgar Schein, a âncora é um elemento do qual a pessoa não abre mão, por sua importância e relação com valores pessoais, e mesmo diante das escolhas mais difíceis. Eu diria que se relaciona ä essência do indivíduo, pois vai dizer muito de quem ele é, e justamente por isso, serve como um sistema de orientação.

Existem oito Âncoras de Carreira, vou resumi-las para você:

  • Competência Técnica/ Funcional: Aqui o profissional quer desenvolver habilidades em sua área de atuação em estágios cada vez mais avançados, por isso, sempre preferirá trabalhos que desafiem seu conhecimento e habilidades técnicas.
  • Competência em Gestão Geral: Com esta âncora o profissional buscará os mais altos níveis de liderança aonde quer que trabalhe, já que possui grande habilidade interpessoal e isso se reflete no manejo de sua equipe.
  • Autonomia e Independência: O profissional autônomo precisa ditar as regras e fazer as coisas do seu jeito, por isso, precisa de flexibilidade em relação a onde e como trabalhar. Liberdade de ação é mais importante que status e até promoções financeiras.
  • Segurança e Estabilidade: O profissional que tem a segurança como âncora principal trabalha para garantir um futuro sem imprevistos ou problemas financeiros. Quer ser reconhecido por sua lealdade, dedicação e comprometimento, buscando também a estabilidade empregatícia.
  • Criatividade Empreendedora: Este ser precisa criar e desenvolver novos negócios e tem habilidade e vontade de correr riscos e superar os obstáculos do empreendedorismo. Quer ser constantemente desafiado em sua criatividade.
  • Serviço e Dedicação a uma causa: Remuneração ou altos cargos são insuficientes para motivar este profissional se seu trabalho não atender uma grande causa. Ele deseja contribuir para tornar o mundo um lugar melhor.
  • Puro Desafio: A motivação aqui é solucionar problemas considerados insolúveis, vencer oponentes poderosos ou ultrapassar obstáculos difíceis. Quer atingir resultados impossíveis ou extraordinários. Grande necessidade de autossuperação.

                Não existe a Âncora certa ou ideal, mas existe o trabalho certo e a carreira ideal para você! Será que você está disposto a descobrir para construir?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s