UFMG descobre nova variante do coronavírus, em BH e na Região Metropolitana

Nova variante apresenta 18 modificações, que foram associadas ao aumento do risco de morte dos pacientes.

Via G1

Descoberta pelo Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, a nova variante apresenta 85 genomas do Sars COV- 2 e foi analisado a partir da amostra de pessoas contaminadas pela COVID 19, em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.

De acordo com os pesquisadores, a variante apresenta traços das outras já descobertas, em circulação pelo país, como as P1 que é proveniente de Manaus e a e a sul-africana B.1.1.351, parte das modificações apresentadas foram associadas ao aumento do risco de morte dos pacientes.

Em entrevista ao G1, o Virologista da UFMG Renato Santana, disse que o fato da variante de BH, ter características novas é sinal de que as brasileiras podem estar evoluindo, já que elas possuem várias características em comum.

As amostras nas quais os dois novos genomas foram encontrados, foram coletados em 27 e 28 de fevereiro deste ano e apontam para uma circulação dessa nova variante, já que não há indicativos de ligação entre elas, nem de que tenham vindo da mesma região.

A pesquisa foi feita em colaboração com o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Você pode ler a matéria completa no site do G1, clicando no link abaixo:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/04/07/possivel-nova-variante-do-coronavirus-e-detectada-em-bh-e-regiao-metropolitana.ghtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s