Feedback: o que é e como utilizar nas relações pessoais e profissionais

Por Juliana Fonseca

O feedback é uma ferramenta muito eficaz nas empresas. E por que não utilizá-la também em nossos relacionamentos pessoais, não é mesmo?

Ele é usado quando queremos contribuir para um maior desempenho, seja na vida pessoal ou profissional. Por isso, pode estar presente em sua comunicação com amigos, pais, filhos, equipe de trabalho, chefe, enfim, onde houver necessidade de desenvolvimento ele é muito bem-vindo!

Precisamos ter cuidado, pois o objetivo aqui não é colocar suas opiniões ou sentimentos, mas sim corrigir comportamentos ou reconhecer resultados positivos de alguém. E muito importante: com dados claros e objetivos, de modo que quem receba saia dali motivado a evoluir.

Um método muito eficaz é o feedback sauduíche, em que a fala tem três camadas, os pães e o recheio. Funciona da seguinte forma:

1) Feedback positivo: um elogio muito sincero de um ponto positivo da pessoa ou de seu comportamento.

2) Feedback construtivo: aqui você coloca sua sugestão de ponto a ser melhorado. Muitíssimo importante aqui é nunca utilizar a palavra MAS. Um exemplo: Eu gosto muito do seu trabalho (camada 1), mas tenho recebido muitos críticas dos seus colegas (camada 2). Depois do mas a pessoa não mais escuta o ponto positivo que você ressaltou antes.

3) Feedback positivo (novamente positivo): ao final é primordial colocar pontos que motivem a pessoa a praticar o que foi recebido.

Estou certa que você terá uma comunicação muito mais eficaz utilizando a técnica. Comente aqui se acha possível praticar hoje mesmo!

Foto: Freepik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s