Dia Internacional da Mulher

Por Kelle Cristina

No dia 08 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Esse dia nos traz algumas reflexões sobre a vida das mulheres na sociedade e sobre todas as dificuldades que enfrentamos no nosso cotidiano. Mas você sabe como surgiu essa data?

Ao contrário da maioria das datas comemorativas que temos no nosso calendário, o dia das mulheres não surgiu como uma jogada econômica.

O dia das mulheres é comemorado desde o início do século XX e foi celebrado pela primeira vez no dia 20 de fevereiro de 1909 , nos EUA,  após o Partido Socialista da América organizar o dia da mulher com manifestações pela igualdade dos direitos civis e pelo direito ao voto. 

Em 1910 durante a conferência de mulheres da Internacional Socialista em Copenhague, Clara Zetkin – importante figura mundial na luta feminista – propôs que o dia das mulheres fosse comemorado todos os anos mas sem uma data específica.

Desde então as celebrações pelo dia das mulheres foram realizadas em diversos países em diferentes dias de fevereiro e março. 

A data chegou a ser ridicularizada e por um bom tempo esquecida. Então em 1975 a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher, como um símbolo de lutas, conquistas e muita resistência feminina. Essa data é comemorada atualmente em mais de 100 países.

O dia da mulher é muito mais do que flores, bombons, homenagens e mensagens bonitas nas redes sociais. É um sinônimo de luta por igualdade de direitos e deveres, além de ser símbolo da incansável busca das mulheres por respeito e liberdade.

Feliz dia das Mulheres!!!

Foto: Freepik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s