Por que tanta dificuldade para vacinar a população

Por João Vitor Fernandes

Você sabia que o Brasil é um dos países referência em imunização? Nós temos um dos programas mais avançados e que é tema para vários pesquisadores da área da saúde. O PNI (Plano Nacional de Imunização) foi criado em 1973 e foi pela UNICEF, por ter erradicado doenças como Poliomielite e reduzido a quase zero as mortes derivadas de sarampo, rubéola, tétano, difteria e coqueluche.

Esse reconhecimento é bastante significativo, quando pensamos no tamanho do país e na logística que um programa destes precisa ter para atender a todos, de forma gratuita, vale lembrar. São ao todo, 36 mil salas de vacinação que aplicam, por ano, 300 mil imunizantes. Entre eles estão 27 vacinas, 13 soros e 04 imunoglobulinas. 

Agora, a pergunta que eu venho fazendo desde que começaram a aventurar uma vacina, e que você também deve estar se fazendo é: por que as pessoas que cuidam deste programa, tão conceituado e importante, não tomaram a frente do plano de vacinação contra a covid-19? 

Por qual razão um país que é referência em imunização, teve dificuldades para comprar seringas e agulhas?

Desmanche do SUS

A resposta passa pela tentativa de desmanche, não só do PNI, mas também de todo o Sistema Único de Saúde (SUS).  Desde o início deste governo temos notado um esvaziamento das campanhas de vacinação em todo o país. A cada dia é uma fake news diferente sobre a eficácia das vacinas e os seus efeitos colaterais mirabolantes.

A última sobre a vacina da CoronaVac é a introdução de um nano chip para que a China tenha controle sobre a população mundial. O resultado? 2019 foi o primeiro ano, neste século, em que o Brasil não conseguiu atingir nenhuma das metas de vacinação para crianças. 

É notória a vontade do Presidente em “privatizar” o SUS. Vide o decreto publicado pelo próprio, pedindo estudos para conceder à iniciativa privada a administração das Unidades Básicas de Saúde (UBs).

Motivação

A principal motivação para esta tentativa é o fato de que o Presidente enxerga o SUS como gasto e não como investimento. Ou seja, entregar para a iniciativa privada seria uma redução de custos no gasto Brasil. 

Nós assistimos a esse processo nos anos 90, com a privatização da Vale do Rio Doce e com as companhias de telefonia. Há quem defenda a ideia de Estado mínimo e que todas as áreas da economia devam ser gerenciadas pela iniciativa privada. 

Mas vamos pensar um pouco: você está satisfeito com o seu serviço de telefonia atual? Acha que o preço que você paga pela sua internet é justo? De acordo com a OpenSignal, empresa de tecnologia que mediu a qualidade da internet de 87 países, o Brasil ocupa a 50º posição em velocidade de download. Quando o assunto é 4G, ocupamos a 69º posição com apenas 72% de disponibilidade de sinal dessa tecnologia. 

Vale lembrar

Sobre a privatização da Vale do Rio Doce, tenho apenas dois argumentos contrários. Brumadinho e Mariana. 

O que considero mais grave

Para além das motivações econômicas que envolvem a privatização, existe algo que considero ainda mais grave. A perversidade que está por trás dos pensamentos racistas, xenófobos, homofóbicos e sexistas do excelentíssimo e daqueles que estão no seu governo. 

Afinal, defender um medicamento que não tem comprovação científica de eficácia, incitar aglomerações em detrimento das recomendações dos especialistas em saúde, congratular torturadores e fazer apologia à ditaduras é algo que está presente em todo o discurso, mesmo que as palavras não sejam ditas. 

Como esse governo faria uma campanha de imunização eficiente? Além de não existir vontade política, as pessoas que o compõem são ruins de serviço e passam longe de ter algum tipo de empatia.

Sigamos lutando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s