Frustação

Por Kelle Cristina / Blog Transmute

Fazer planos e ter diversos sonhos é natural, mas nem sempre as coisas saem como gostaríamos. Quando algo que desejamos não acontece pode vir a frustração.

A frustração é um sentimento de tristeza, impotência e desânimo que pode ocorrer quando não conseguimos alcançar algo.

É normal se sentir assim diante de uma expectativa não realizada. A frustração faz parte da nossa vida e até é importante para o desenvolvimento mental dos seres humanos.

Mas quando não conseguimos supera-lá e seguir em frente pode ser um problema. Vivemos em uma sociedade em que somos cobradas o tempo inteiro para termos um diploma, uma vida financeira bem sucedida, um bom casamento, filhos e felicidade o tempo todo.

As redes sociais agravam muito essas cobranças e também a frustração. Entramos nas redes e nos deparamos com vidas perfeitas e impecáveis que nem são reais. Assim temos o péssimo hábito de comparar nossas vidas com a dos outros e nos frustramos.

A frustração quando não superada pode causar dores e incômodos, nos fazer sentir impotentes, sem motivação e com baixa autoestima. Além disso, pode ser prejudicial até mesmo para a vida de quem convive com a gente. 

Muitas pessoas quando frustradas tendem a ignorar seus sentimentos e desistem do que tanto queriam, evitam até mesmo passar por situações semelhantes com medo de se frustrar novamente. Essas pessoas tendem a descontar as suas frustrações nas outras em geral de forma agressiva e violenta.

O importante é não deixar que a frustração tome conta da sua vida e nem da sua forma de se relacionar com o mundo. Você não precisa realizar e nem alcançar tudo.

Se está passando por essa situação, se dê um tempo. Pare para se auto analisar e conhecer seus sentimentos e o quanto tudo isso está afetando seu bem estar.

Vale lembrar também que ninguém tem culpa das suas frustrações, sendo assim, não vale agredir uma pessoa ou um animal porque você não alcançou o que queria. A vida tem que seguir e os planos também.

Quando se sentir frustrada, lembre-se sempre que:

  • O mundo não gira em torno dos nossos desejos;
  • Sua vida não é um roteiro fechado, sempre existe espaço para mudança;
  • Você tem força de ação para fazer diferente;
  • Todo erro é uma oportunidade de aprendizado;
  • Nem tudo depende de você;
  • Sempre é possível pedir ajuda;
  • É importante determinar expectativas realistas;
  • Pensar o tempo todo no pior cenário não te leva para frente;

“A frustração pode ser um propulsor de ações positivas. Não deixe que a frustração determine e nem que controle a sua vida.” – Site Vittude

Foto:Freepik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s