Vacinar é seguro?

Por Kelle Cristina / Blog Transmute

O assunto mais comentado do momento é, sem dúvidas, a descoberta da vacina contra o Coronavírus. 

Mas será que vacinar é seguro? 

A primeira vacina da história foi descoberta pelo Dr Edward Jenner em 1796 contra a varíola. A doença matava em média 400 mil pessoas por ano e foi erradicada graças à descoberta da vacina. 

De lá para cá várias doenças como o sarampo, poliomielite, difteria e rubéola foram erradicadas graças às campanhas de vacinação realizadas pelo SUS todos os anos.

Mas infelizmente algumas dessas doenças que já foram extintas estão voltando, graças a resistência de uma parte da população em se vacinar e vacinar os seus filhos.

Para que uma vacina seja criada e seja distribuída para a população, é necessário que haja estudos, testes, um grande número de profissionais envolvidos e claro um investimento milionário.

Não faz sentido algum pensar que profissionais renomados, reconhecidos e respeitados pelos principais órgãos de saúde do mundo perderiam seu tempo e sua formação criando uma vacina para matar a população ou deixá-la mais doente.

Quando alguém deixa de se vacinar ou de vacinar o seu filho está colocando também em risco a vida de milhares de outras pessoas, inclusive entes queridos.  O Estatuto da Criança e do Adolescente diz claramente que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. (Art 14 §1•).

Vacinar é de extrema importância para a saúde de todos e também para a economia de um país. Não podemos deixar que a desinformação e conteúdos maliciosos coloque a nossa vida em risco. 


Leia mais sobre a história da vacina: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1738-conheca-a-historia-das-vacinas

Foto: Freepik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s