Por Kelle Cristina / Blog Transmute
Já ouviu falar em responsabilidade afetiva? Sabe o que significa ?
Bom, vamos começar com uma historinha básica.
Você fica com uma pessoa. Ela conversa com você todos os dias, te manda mensagens carinhosas, te apresenta para os amigos e até pra família. Aí do nada, ela some, não te responde mais e nem te dá um motivo pro sumiço e, como se não bastasse, inicia “do nada” um relacionamento com outra pessoa.
Aí você para e se pergunta: como uma pessoa pode ser tão irresponsável assim com o sentimento da outra?
É aí que entra a responsabilidade afetiva.
A discussão sobre responsabilidade afetiva ganhou muita força nesta pandemia, principalmente pelos inúmeros casos de separações que aconteceram neste período.
Responsabilidade afetiva é querer e se responsabilizar pelo sentimento e pela expectativa que você cria em outra pessoa. É saber se colocar no lugar do próximo e ser o mais claro possível sobre seus sentimentos e suas intenções.
Deixar a outra pessoa ciente do que você realmente quer é de extrema importância nas relações, seja ela afetiva, familiar, de amizade ou até mesmo profissional.
Mas é importante a gente pensar também que não é só a responsabilidade do outro que devemos observar. Afinal, você costuma tratar as suas relações com clareza?
É preciso se atentar na impressão que passamos para a outra pessoa. Não podemos prometer relações e nem nada que sabemos que não somos capazes de cumprir. Claro que isso não significa que devemos atender a todas as expectativas do outro.
O importante é não criar joguinhos e muito menos esperar que o outro adivinhe o que você quer. Ninguém é obrigado a ler nas entrelinhas e nem decifrar comunicação mal feita.
Converse com a pessoa com quem está se relacionando, coloque tudo às claras. Deixe a pessoa livre para decidir se deseja ou não se conectar na mesma energia que você. E caso as dúvidas sejam suas, pergunte o que o outro espera da relação.
Não seja com o outro, o que odeia que seja com você!
Referência: Podcast Afetos
Mais sobre Responsabilidade Afetiva: