Por: Kelle Cristina / Blog Transmute
Imagem: Vecteezy
Em dias muito quentes é natural se sentir indisposta e sem apetite ao longo do dia, e acabar aproveitando para beliscar ou comer algumas besteiras por aí, geralmente algo gorduroso e salgado. Mas é exatamente nesse período que se deve redobrar a atenção com o que come.
No período de calor, o corpo retém mais líquido e, por isso, é bom ficar atenta à hidratação e à alimentação. Vale ressaltar que uma não funciona bem para a saúde sem a outra. Também nessa época, as veias do corpo se dilatam, o que pode provocar inchaço, sensação de peso, formigamento e dor nas pernas e pés.
O ideal é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que ajudem na reposição de água, assim como evitar o consumo em excesso de doces, comidas muito salgadas (o consumo excessivo de sal faz com que o corpo retenha mais líquido), comidas industrializadas e frituras. Frutas, verduras e legumes são os alimentos mais recomendados para consumo.
É bom ter atenção também com a forma que o alimento é armazenado, principalmente quando comemos fora de casa. Isso porque no calor os alimentos se deterioram mais rápido e a comida armazenada de forma inadequada pode aumentar a incidência de micro-organismos e bactérias que causam diarreia, náuseas, vômito e dores abdominais.
Caso precise comer fora, procure sempre estabelecimentos que deixem claro a forma como armazenam os produtos alimentícios e que respeitem as normas dos órgão sanitários. E claro, muito cuidado com a forma com que armazena os alimentos em casa e no transporte deles..
Então já sabe, nada de vacilar na hora de comer, hein?! Se cuida, mana!!!