Autocuidado! Será que estamos fazendo isso certo?

Por: Kelle Cristina / Blog Transmute

Quando pensamos em autocuidado já temos a ideia de que vamos precisar dispor de muito tempo e dinheiro para irmos no salão, na academia ou comprar vários produtos que têm no mercado que prometem milagres.

Cuidar da pele, do cabelo, da unha e estar com os exercícios físicos em dia não são as únicas formas de cuidado que podemos ter com nós mesmas e nem as mais importantes.

É claro que cuidar da aparência ajuda na autoestima e pode até nos deixar mais confiantes. Mas é importante termos em mente que também precisamos dar atenção à nossa saúde e bem-estar, o que é mais simples e mais barato do que a indústria e as redes sociais fazem parecer.

Se alimentar bem, dormir, beber bastante água, controlar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro, e controlar o estresse, por exemplo, são algumas formas de autocuidado.

Com o início da pandemia, veio a cobrança para sermos sempre produtivas durante a quarentena, o que nos causou mais estresse, medo e ansiedade.

O que realmente importa é por qual motivo estamos fazendo as coisas. Será que é mesmo pelo nosso bem-estar ou por imposição social? Cuidar do corpo e do cabelo podem sim ser uma forma super agradável de autocuidado, desde que seja para te fazer bem e não para cumprir uma obrigação social.

Autocuidado precisa ser algo para nos fortalecer. Se estamos nos alimentando bem e praticando ginástica para cuidar da saúde, ótimo. Mas se é por acharmos que precisamos emagrecer para seguir um padrão estético, aí é bom repensar. 

Cuidar de nós mesmas não significa que somos egoístas e que não nos importamos com as outras pessoas. Para apoiar o outro ou cuidar de qualquer outro assunto, é necessário primeiramente estarmos bem. 

Cuide-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s