Torne-se quem você é!

Por: Juliana Fonseca/Autêntica Coach

Nasci na Rua Santo Antônio, no Cabana, e cresci no bairro Nova Cintra. Para o favelado os maiores desafios, além da própria sobrevivência, são a saúde e a educação. Cresci com sérios desafios em minha saúde, tinha bronquite e a falta de ventilação nas residências em que morava era um dos fatores que contribuía para a doença. Aproveitei as oportunidades de educação que minha família me proporcionou, mesmo sendo na escola pública. Lembro-me que não gostava de estudar, mas como meus pais colocavam a questão como obrigatória aprendi a gostar, decidi desde criança, que já que eu passaria tantos anos na escola eu daria meu melhor. Comecei a empreender aos doze anos e minha trajetória profissional começou assim. Que bom! Empreender não é algo que aprendemos na escola, infelizmente!  

Estou te contando tudo isso leitor, porque sou psicóloga hoje, e o pessoal desta profissão valoriza muito a história das coisas, pois é ela que constrói, ao longo do tempo, aquilo que somos, a tal subjetividade. 

E o motivo de eu estar aqui hoje é que pretendo contribuir com o Conecta Cabana. E há duas questões importantes nesta contribuição: o porquê e o como. 

O porquê é o que dá sentido ao que fazemos, ao que somos, tem a ver com nossa essência. Por muito tempo carreguei um autoconceito negativo de mim mesma, e acredito que esta seja uma questão importante para o favelado, pois, como podemos ter uma boa imagem de nós mesmos, se o tempo todo aprendemos que somos pobres, marginalizados, escravizados? Então agora, eu só consigo estar aqui falando contigo, porque pude superar esta baixa autoestima, este autoconceito em que eu mesma tinha preconceito de mim. E aí que nasce o pior preconceito. Eu sou grata porque recebi muito da sociedade, da minha família, do governo, daqueles que passaram por meu caminho. Hoje posso transformar tudo isso em algo positivo e dar de presente de volta a você. 

Agora falarei do como. Quero contribuir aqui com a Psicologia e com o Empreendedorismo. Por meio dos dois eu busco primeiramente para mim mesma a saúde física, mental e financeira, pois só assim, ou seja, quando temos para nós, conseguimos a abundância e podemos contribuir com o outro. Gosto muito de escrever, mas sei da preferência no mundo moderno pelo audiovisual, portanto, teremos encontros por meios diferentes aqui, assim espero. 

Não garanto que amanhã eu não mude meu conteúdo, acredito muito na mudança e meu trabalho é este, promover mudanças positivas, portanto, o que hoje é Psicologia, Empreendedorismo, saúde física, mental ou financeira, amanhã pode ser algo completamente diferente. Eu só espero, de coração, contribuir muito para seu desenvolvimento. Minha missão pessoal e profissional está relacionada ao desenvolvimento humano, é minha paixão!

Também espero receber seu feedback, positivo ou negativo. Só gostaria que os haters se mantivessem longe, não porque eles não mereçam se expressar, mas porque se expressam com muita falta de classe, e eu amo gente educada. Na faculdade, que cursei pelo Prouni, recebi o apelido de Classuda, eu ria disso comigo mesma quando pensava que quem me deu este apelido não conhecia minha origem. Mas, na verdade, eu ria conscientemente, pois já sabia nessa época, que ser favelado é uma questão de origem e não algo que determina seu futuro. Quando eu entendi que o lugar onde nasci não limitaria os lugares onde eu poderia estar, comecei a escrever minha história de sucesso. Claro que isso é possível a todos, e claro também, se assim acreditarem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s