
Conecta Cabana é um canal de comunicação para a região do Cabana do Pai Tomás.
O canal de comunicação Conecta Cabana foi idealizado em 2018 como fruto do trabalho de conclusão de curso (TCC) da Jornalista e moradora da comunidade Lorrayne Batista, que na sua experiência cotidiana e convivência com os outros moradores do Cabana, observou que não havia uma comunicação que falasse com a linguagem e o olhar da quebrada, o que gera um olhar viciado sobre as questões relativas à favela e seus moradores, além de moldar a realidade sem levar em consideração as vivências e as riquezas sócio culturais das comunidade.
O objetivo do Conecta Cabana é exercer um jornalismo humanizado, levando informação aos moradores e atender as sugestões de assuntos. O foco é manter os moradores atualizados e buscar solucionar os problemas que afligem a localidade, com prioridade para a defesa dos direitos humanos, acolher denúncias tentando ouvir sempre os dois lados de uma situação, replicar materiais formativos, formação cidadã e cultural e promover interação através das redes sociais.
A proposta é que os moradores possam visualizar no Conecta um espaço de notícias locais e se identifiquem com ele como um espaço que irá se preocupar em ajuda-los a se tornarem cada vez mais cidadãos conscientes e antenados com informações que falem do mundo com a cara da quebrada, aumentando assim o sentimento de pertencimento e orgulho dos moradores.
O Conecta Cabana não tem nenhum vinculo politico, e conta com a colaboração na produção de conteúdos dos moradores da região do Cabana e fora dele também, mas que lutam pela mesma causa: Os direitos do povo favelado.
Assista ao episódio nº10 de Nós é tudo Cabana e saiba mais sobre o Conecta.
Conheça a equipe Conecta Cabana
Jornalistas
-Hemerson Morais
Jornalista/Fotojornalista
-João Victor de Castro
Jornalista/redator
-Lorrayne Batista
Jornalista idealizadora do Conecta Cabana
Administrativo
-Adrielle Fortunato
Bacharel em Administração e assessorial do Conecta Cabana.
-Núbia Karina da Cunha
Moradora da comunidade. Técnico em Administração
Colaboradores
-Ana Ferreira
Estudante de pedagogia, UEMG.
-Camila Rodrigues
Ativista dos direitos humanos
-Dea Vieira
Artista Plástica, bibliotecária e fotógrafa de quebrada.
-Dereck Carvalho
Artista plástico e poeta
-Emancipa
Movimento Social de educação popular
-Juliana Fonseca
Empreendedora e psicóloga
-Kelle Cristina
Escritora no Blog Transmute / Bacharel em Direito / Ativista em prol dos direitos humanos
-Lari Mendes
-Lelê Cirino
– Marcus Vieira
Cineasta, bibliotecário e fotógrafo de quebrada
-TransformAção
Projeto Social que utiliza o esporte, educação e cultura como ferramentas de melhorias para o próximo através de um conjunto de atividades voluntárias.
Wagner Gen
Comunicador Popular
